Buscar
  • Robson Pitta

Reciclagem de CNH online: como fazer?

O curso de Reciclagem de CNH online tem o objetivo de reeducar o condutor que tenha sofrido a penalidade de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH (em caso de motorista condenado judicialmente por delito de trânsito).

Neste artigo, explicaremos tudo sobre o curso de reciclagem de CNH, mas caso você precise realizar o curso, acesse a nossa página Curso de Reciclagem Online de CNH para se inscrever no curso.

O curso de Reciclagem de CNH é obrigatório para todos os motoristas?

Não é obrigado para todos os motoristas, mas sim para aqueles que se encaixem nas situações previstas no artigo 268 o CTB, vamos entender o que diz a lei:

“I. Quando necessário à reeducação do condutor. II. Em caso de suspensão do direito de dirigir. III. Para condutores envolvidos em acidentes os quais tenham causado. IV. Para condutores condenados judicialmente por delito de trânsito. V. Quando notado que o condutor apresenta risco à segurança do trânsito. VI. Em outras situações regulamentadas pelo CONTRAN.”

Sendo assim, o curso de reciclagem é uma das penalidades existentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Curiosidade: a maior incidência nos cursos é por suspensão do direito de dirigir.

Para que serve o curso de Reciclagem de CNH Online?

Para ter a sua CNH de volta, o condutor deverá realizar o curso e, imediatamente depois de cumpridas as penalidades, poderá voltar a dirigir.

O curso de reciclagem da CNH tem como objetivo relembrar os motoristas infratores sobre as regras do trânsito e outros conhecimentos importantes para uma direção responsável.

Muitos condutores desconhecem a existência do curso online de reciclagem da CNH, a composição de seus conteúdos entre outras dúvidas.

Reunimos neste artigo uma série de informações importantes sobre o Curso de Reciclagem Online, a fim de lhe ajudar a entender como ele acontece e por que é necessário em cada uma das situações de aplicação.

Se você é do Paraná, a reciclagem do Detran pode ser feita online e tem como base matérias sobre direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.


E quem exerce atividade remunerada com a CNH?

Para quem exerce atividade remunerada em veículo, o CTB proporciona que o condutor realize o curso de reciclagem de CNH ao atingir 14 pontos, dando a possibilidade assim de evitar a suspensão da CNH e ficar sem poder dirigir, e consequentemente, receber o seu salário.

O que diz o artigo 261, § 5º:

“O condutor que exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C, D ou E, poderá optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 (um) ano, atingir 14 (quatorze) pontos, conforme regulamentação do Contran.”

Optando por realizar o curso ao atingir 14 pontos, terá os pontos eliminados da carteira, como diz o § 6º do mesmo artigo.

“Concluído o curso de reciclagem previsto no § 5o, o condutor terá eliminados os pontos que lhe tiverem sido atribuídos, para fins de contagem subsequente.”

É importante ter cuidado, pois caso o motorista tenha optado por realizar o curso de reciclagem, não poderá realizar novamente dentro do período de 12 meses, como diz o § 7º:

“O motorista que optar pelo curso previsto no § 5º não poderá fazer nova opção no período de 12 (doze) meses.”

O CTB traz, ainda, no art. 145-A, a necessidade de reciclagem de motoristas de ambulância. No entanto, é preciso atentar-se ao fato de que essa reciclagem deverá ser feita nos cursos de formação e treinamento específicos para tal profissão, e não no mesmo previsto nos artigos 256 e 268.

Onde fazer o curso de reciclagem da CNH?

Apenas Centro de Formação de Condutores autorizados pelo Detran podem fornecer o curso. Nós da Multas Curitiba somos um canal autorizados e disponibilizamos o curso online, acesse a nossa página Curso de Reciclagem Online de CNH para saber mais informações.


Como funciona o curso de Reciclagem de CNH Online?

O curso é totalmente online, você pode fazer da sua casa, pelo seu computador, smartphone ou tablet.

O curso tem duração de 3 dias, o tempo mínimo estipulado pelo Detran. Curso em vídeo

O pagamento é facilitado em até 12x no cartão de crédito, boleto bancário ou transferência

Após a conclusão do curso, você receberá um certificado de conclusão

Quais os conteúdos abordados no curso de Reciclagem de CNH online?

O curso de reciclagem tem duração menor do que o curso de formação para condutores, ao todo são 30hrs aula.

Os conteúdos abordados no curso de reciclagem e suas respectivas cargas horárias são:

  • Legislação de Trânsito – 12 horas/aula;

  • Direção Defensiva – 8 horas/aula;

  • Noções de Primeiros Socorros – 4 horas/aula;

  • Relacionamento Interpessoal – 6 horas/aula.

E depois do curso, o que fazer?

O próximo passo é agendar a prova presencial no próprio Detran.

Para ser aprovado no teste de reciclagem do Detran o condutor precisa acertar ao menos 21 das 30 questões da avaliação.

Se reprovado, você poderá refazer o exame 5 dias depois da primeira tentativa. Caso não seja aprovado mais uma vez, será preciso refazer o curso.

Após ser aprovado no exame do Detran e transcorrido o período de suspensão da CNH, já poderá recuperar a sua CNH e voltar a dirigir.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo