No Brasil, existem cinco categorias de CNH, cada uma destinada a um tipo de veículo. São elas:
Categoria A: destinada a motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos motorizados. Com essa categoria, o condutor pode dirigir motos de qualquer cilindrada e potência.
Categoria B: destinada a veículos de passeio com peso bruto total de até 3.500 kg e lotação máxima de oito lugares, excluindo o motorista. Com essa categoria, o condutor pode dirigir carros, caminhonetes e utilitários.
Categoria C: destinada a veículos de carga com peso bruto total acima de 3.500 kg. Com essa categoria, o condutor pode dirigir caminhões, ônibus, e outros veículos de carga.
Categoria D: destinada a veículos de transporte de passageiros com lotação acima de oito lugares, excluindo o motorista. Com essa categoria, o condutor pode dirigir ônibus, vans, micro-ônibus, e outros veículos de transporte de passageiros.
Categoria E: destinada a veículos que puxam reboques ou semirreboques, desde que o peso bruto total seja superior a 6.000 kg. Com essa categoria, o condutor pode dirigir combinações de veículos, como carretas e caminhões com reboques.
Para obter a CNH em qualquer uma dessas categorias, o candidato deve passar por um processo de habilitação que inclui aulas teóricas e práticas, além de exames médicos e psicológicos. Cada categoria exige um número mínimo de aulas teóricas e práticas, além de exames específicos para avaliar as habilidades e conhecimentos do candidato em relação ao tipo de veículo correspondente à categoria desejada.
Precisando regularizar sua CNH? Fale com os melhores especialista do Brasil (41) 3238-2400 ( esse número também é whatsapp) Atendemos todo o Brasil.
Comments