top of page
Buscar

Como é a pontuação de uma CNH no Brasil

No Brasil, a pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma forma de penalizar os condutores que cometem infrações de trânsito.


Cada infração tem uma pontuação específica, que varia de acordo com a gravidade da infração. Quando o motorista acumula pontos em excesso, ele pode ter a CNH suspensa ou cassada, dependendo da quantidade de pontos e do histórico de infrações.


A pontuação da CNH é calculada a partir da data da infração e tem validade de 12 meses. Ou seja, se o motorista cometer uma infração hoje, os pontos só serão registrados na CNH após o término desse prazo de 12 meses.


No entanto, isso não significa que o motorista ficará impune durante esse período, já que ele ainda pode ser multado e sofrer outras penalidades previstas em lei.


As infrações de trânsito são classificadas em quatro categorias: leve, média, grave e gravíssima. Cada categoria tem um valor de pontos diferente, que varia de acordo com a gravidade da infração. Veja a seguir como é a pontuação da CNH para cada categoria de infração:

  • Infrações leves: 3 pontos na CNH

  • Infrações médias: 4 pontos na CNH

  • Infrações graves: 5 pontos na CNH

  • Infrações gravíssimas: 7 pontos na CNH

Além disso, existem algumas infrações que têm um valor de pontos diferenciado, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, que é uma infração gravíssima e tem um valor de 7 pontos na CNH, mas pode levar à suspensão imediata da CNH, independentemente da pontuação.


O número máximo de pontos que um motorista pode acumular na CNH é 20 pontos. Quando o motorista atinge esse limite, ele pode ter a CNH suspensa.


A duração da suspensão depende da quantidade de pontos e do histórico de infrações do condutor, e pode variar de 6 meses a 1 ano.


Para recuperar a CNH suspensa, o motorista deve cumprir o período de suspensão e realizar o curso de reciclagem de 30 horas em uma autoescola credenciada ou com a gente de forma online fazendo todas as aulas pelo celular ou pelo computador.


Em resumo, a pontuação da CNH é uma forma de penalizar os condutores que cometem infrações de trânsito.


Cada infração tem um valor de pontos específico, que varia de acordo com a gravidade da infração.


Quando o motorista acumula pontos em excesso, ele pode ter a CNH suspensa ou cassada, o que pode causar transtornos e prejuízos em sua vida pessoal e profissional.


Por isso, é fundamental respeitar as leis de trânsito


Precisando regularizar sua CNH? Fale com os melhores especialista do Brasil (41) 3238-2400 ( esse número também é whatsapp) Atendemos todo o Brasil.

bottom of page